Thiago mU

Thiago mU

Thiago é jornalista, locutor e produtor à frente de empresas como o Studio Mu e dos Canais AudioProdutor e GospelBeats

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

por Jordan Lent

Uma vez que existem tantos plug-ins VST por aí, pode ser opressor escolher entre uma infinidade de plug-ins excelentes. Fizemos a pesquisa para você; esta lista fornece análises dos 30 melhores plug-ins VST para ter em seu arsenal em 2021.

Aqui estão os melhores plug-ins VST 2021:

1. FabFilter Pro-Q 3

Flexibilidade inteligente para todas as suas necessidades de equalização

FabFilter tem um EQ fantástico que é muito fácil de usar e oferece uma maneira inovadora de mixar suas faixas individuais para que se encaixem perfeitamente em sua mixagem. O Pro-Q 3 da FabFilter apresenta um grande display de EQ interativo com EQ dinâmico, ganho automático opcional, correspondência de EQ, processamento médio / lateral por banda e até mesmo um espectro totalmente personalizável e analisador de colisão.

O Pro-Q 3 é muito fácil de usar e permite que você coloque cada banda em solo para que possa identificar as frequências problemáticas em sua mixagem se você tiver dificuldade para ouvi-las.

Plugin EQ FabFilter Pro-Q 3

Crédito da imagem: FabFilter

O plug-in tem muitos pequenos recursos, incluindo predefinições gerais de equalização para vocais, bateria e guitarra, bem como um display de piano roll para combinar as frequências de equalização com diferentes notas musicais. O Pro-Q 3 é ótimo para mixagem e masterização, pois você pode alterar as faixas de exibição de 3 e 6 dB para masterização e 12 e 30 dB para mixagem.

2. Waves API 550A e 550B

Modelagem analógica para um som clássico

Os plug-ins Waves são um padrão da indústria e os plug-ins Waves API 550A e 550B EQ são amados por muitos produtores. Esses EQs vêm como um par, por isso os incluí na mesma análise. Eles são modelados a partir de EQs API analógicos dos anos 60, com o 550A tendo um pouco menos de flexibilidade do que o 550B, mas ainda sendo um EQ modelado analógico extremamente incrível.

Plug-ins EQ Waves API 550A e API 550B

Crédito da imagem: Waves

O 550A oferece equalização repetível em 15 pontos de frequência e 5 impulsos diferentes que são então divididos em 3 bandas sobrepostas. EQ alto e baixo podem ser selecionados como shelving ou pico, e você também pode inserir um filtro passa-banda.

O 550B é mais um equalizador adoçante, mas também pode ser usado para resolver problemas de frequência que o 550A pode não ser capaz de corrigir. O 550B oferece 7 frequências de filtro atingindo até 5 oitavas por banda (existem 4 bandas) com as bandas 1 e 4 oferecendo um filtro de prateleira ou de pico, se desejar. O 550B também possui um recurso chamado ‘Q proporcional’ que amplia automaticamente a largura de banda do filtro em suas configurações mínimas e estreita em suas configurações mais altas.

Ambos os equalizadores são ótimos para obter aquele som clássico que apenas equalizadores vintage podem fornecer. Eu os recomendo altamente.

3. Universal Audio Neve 1073

EQ brilhante com um som corajoso

O plugin Universal Audio Neve 1073 é um amplificador de canal que é um dos melhores pré-amplificadores e circuitos de equalização de todos os tempos. O Neve 1073 é um dos mais reverenciados microfones transistorizados classe A e amplificadores de linha que dão total clareza, brilho e mordida à sua gravação. O 1073 é a única emulação do Neve 1073 de ponta a ponta.

Coleção de pré-amplificador e EQ de áudio universal Neve 1073

Crédito da imagem: Universal Audio

Com o plug-in, você pode emular um pré-amplificador Neve e, em seguida, usar o EQ para alterar as frequências em sua gravação. O 1073 tem um EQ de 3 bandas e também uma saída pós fader. O plugin apresenta todos os 10 pontos de recorte do pré-amplificador e EQ para que você obtenha saturação clássica harmonicamente rica, juntamente com bastante determinação, mas também muita clareza.

Embora este EQ seja o mais limitado em termos de capacidade, ele tem um som analógico clássico que você só encontra em equipamentos Neve, e isso por si só é o que me fez considerá-lo um dos melhores plug-ins VST.

4. Ondas CLA-2A

Melhor para compressão suave e sutil

O compressor Waves CLA-2A é um dos meus favoritos e um dos plugins mais populares que o Waves oferece . O CLA-2A é um compressor dependente de frequência, modelado por um antigo e clássico compressor valvulado chamado LA-2A.

Por ser dependente da frequência, isso torna o CLA-2A um pouco mais lento do que outros compressores , especialmente porque não há necessidade de tempo de ataque ou liberação, mas isso significa que é mais suave. Não é conhecido por ter nenhuma aspereza e colore o áudio apenas o suficiente para dar um som suave, em vez de exagerar como outros compressores digitais costumam fazer.

Plug-in Limitador de Compressor Waves CLA-2A

Crédito da imagem: Waves

Há também um recurso de limitador, então se você quiser fazer alguma limitação sutil também, você não terá problemas em fazer isso, e você pode desviar os canais do mixer para o plug-in também se precisar.

O CLA-2A é um compressor ideal para guitarra, baixo e especialmente vocais. Eu o uso para os vocais muitas vezes para dar aquele som analógico e também suavizar os vocais para onde eles não estão muito altos, mas algumas palavras ainda estão definidas.

5. Ondas CLA-76

Um compressor com ataque super rápido

O Waves CLA-76 é um compressor inspirado no amplificador 1176 limitador Classe A de meados dos anos 60, e é bem conhecido por seu ataque e liberação extremamente rápidos. O plugin Waves CLA-76 VST oferece os dois modelos de compressor, conhecidos como ‘Blacky’ e ‘Bluey’ (as versões de hardware são UREI / Universal Audio 1176 Blue Stripe e 1176 Blackface).

Plugin Limitador do Compressor Waves CLA-76

Crédito da imagem: Waves

O CLA-76 se parece mais com os compressores padrão que você encontraria no Logic Pro X, mas é muito superior em termos de som. O CLA-76 possui botões de entrada e saída, botões de ataque e liberação e botões de proporção. Na seção de proporção, você encontrará um botão que diz ‘ALL’, que é um controle que recria o modo explosivo que tornou a peça original do hardware tão popular em conjunto com seu ataque extremamente rápido.

O compressor também fornece distorção de pré-amplificador que ajuda a destacar sua bateria. Dito isso, o CLA-76 é melhor para bateria , mas também soa muito bem na guitarra, na voz e no baixo. É muito rápido e também adiciona o som analógico desejado por muitos produtores. Eu sugiro que você use isso especificamente em bateria ou qualquer coisa que tenha um ritmo percussivo.

6. FabFilter Pro-C 2

Compressão com flexibilidade e engenhosidade

FabFilter tem como tema ser muito flexível e extremamente intuitivo em seu design de plug-in. O Pro-C 2 não é exceção. O Pro-C 2 oferece 8 tipos diferentes de compressão (clean, classic, opto, vocal, mastering, bus, punch e pumping) para atender às suas necessidades. Além disso, você obtém um recurso antecipado para preservar os transientes que se aproximam e um recurso de sobreamostragem.

Plug-in de Compressor FabFilter Pro-C 2

Crédito da imagem: FabFilter

O ganho e liberação automática estão disponíveis para que você possa deixar seu áudio tocar e contar com o Pro-C 2 para manter o nível de áudio estável enquanto ajusta os outros botões e controles de acordo com seu gosto. Um recurso de retenção e um recurso de intervalo também são fornecidos, que é algo que você geralmente não vê em seu plug-in de compressor típico. O Pro-C 2 também oferece sidechaining e processamento de mid / side para deixar espaço adequado em sua mixagem para que outros instrumentos e vocais possam espiar.

O compressor Pro-C 2 da FabFilter é ideal como um plug-in VST básico em seu arsenal e funciona de maneira fantástica. é ideal para qualquer usuário, pois mostra exatamente como, quando e por que o compressor está fazendo certas coisas em determinados momentos, e a flexibilidade do plugin o torna ótimo para uso com quaisquer instrumentos e vocais.

7. Ondas C6

Ótimo para controlar com precisão e adicionar consistência

Se você precisa de consistência ou para resolver alguns problemas em sua mixagem, é sempre bom ter um compressor multibanda. O Waves C6 é um compressor multibanda de 6 bandas desenvolvido a partir do C4 da Waves, que é um compressor multibanda premiado com 4 bandas.

Conhecido como uma potência, o C6 pode ser usado para expandir, limitar e comprimir para moldar misturas dinamicamente. O C6 também pode ser usado para domar plosivas e de-ess com precisão cirúrgica.

Compressor Waves C6 Multiband

Crédito da imagem: Waves

Junto com as 6 bandas (4 crossover e 2 flutuantes) sobre as quais você tem controle total, você obtém uma sidechain interna e externa por banda. Isso pode ser especialmente útil quando você precisa controlar frequências baixas como bateria, mas não quer tirar nada do contrabaixo em sua mixagem.

Você também tem a capacidade de ouvir cada banda individualmente para ouvir o que o compressor está fazendo com o seu áudio. O C6 é definitivamente uma ferramenta que você deve manter em seu arsenal.

8. Waves Renaissance Reverb

Para reverbs vintage densos e realistas

O plugin Waves Renaissance Reverb é conhecido como a primeira escolha de reverb para muitos produtores. Ele oferece reverberações densas com bastante textura para preencher suas mixagens e fornece um tom de som quente que emula muitos sons de reverberação vintage.

Renaissance Reverb tem 12 tipos diferentes de reverb, incluindo: Hall, Room, Chamber, Church, Plate, Reverse, Gated, Non Linear, EchoVerb e ResoVerb. Existem várias variações de cada tipo de reverberação e você pode editar e ajustar cada uma de acordo com sua preferência com os controles fornecidos.

Você pode definir a quantidade de pré-atraso, alterar o tempo, tamanho, difusão e decaimento linear, bem como o volume das primeiras reflexões e a mistura entre os sinais úmido e seco.

Plugin de reverberação Waves Renaissance

Crédito da imagem: Waves

O Renaissance Reverb oferece controles de amortecimento, bem como um EQ de banda dupla para ajudar com quaisquer tons ásperos que possam resultar do uso do reverb. É muito fácil selecionar a quantidade de reverberação desejada e os presets incluídos são um ótimo ponto de partida se você não estiver familiarizado com a personalização do reverb de acordo com suas necessidades.

9. ValhallaDSP ValhallaPlate

Placa de reverberação para shimmer e brilho

ValhallaPlate do ValhallaDSP é um plugin de reverberação de placa, como o nome sugere. O reverb de placa é bom para uso com muitos instrumentos diferentes, bem como vocais, por isso o incluí como um dos melhores plug-ins.

ValhallaPlate usa 12 algoritmos diferentes para emular o som de reverbs de placa de aço. Existem 3 modos de reverberação diferentes (Eternal, Shiny e Chrome), e dentro desses modos estão outras predefinições de reverberação.

Como um plug-in de reverberação típico, ValhallaPlate tem um knob de pre delay, um knob de mixagem wet / dry, um knob de decay (com decay dependente de frequência) e um knob de tamanho. Além disso, ValhallaDSP permite controlar a largura do reverb, o que o torna mais amplo ou mais estreito no campo estéreo.

ValhallaDSP ValhallaPlate Reverb Plugin

Crédito da imagem: ValhallaDSP

Como os reverbs de placa são conhecidos por terem alta difusão, o ValhallaDSP não inclui um botão de difusão. No entanto, inclui quatro controles para EQ alto e baixo e ganho alto e baixo. Também existe um botão de modulação e um controle para ajustar a taxa de modulação.

ValhallaPlate é um VST de reverberação fantástico e cada modo soa incrível. Eu o uso em muitos dos meus trabalhos pessoais e o reverb preenche a mixagem muito facilmente, além de adicionar um pouco de cor ao que quer que eu o use. Pessoalmente, eu prefiro isso mais do que o Renascimento do Waves ‘Reverb , pois adiciona mais brilho e brilho e cria brilho.

10. Universal Audio Lexicon 224

Reverb modelado analógico transparente

O Lexicon 224 da Universal Audio é um reverb digital criado em 1978 e agora foi digitalizado em forma de plug-in. Como o módulo de hardware do Lexicon 224, a interface do plugin é um design deslizante tátil. Existem 8 reverbs diferentes e 1 efeito de chorus que usam os mesmos algoritmos do hardware original para que você obtenha o som exato como se tivesse acesso ao hardware.

Plug-in de reverberação digital Universal Audio Lexicon 224

Crédito da imagem: Universal Audio

Os controles deslizantes permitem que você ajuste o tempo de reverberação, graves, agudos e frequências médias em cada reverberação, bem como crossover, decaimento de agudos para eliminar as altas frequências, um controle deslizante para alterar a profundidade do reverberação e outro para pré-atraso . Existem botões para ajustar a otimização de decaimento, difusão de reverberação, aprimoramento de modo, mixagem seca e úmida e para desativar o ruído do sistema, e você pode até usar o solo de reverberação para ouvir como ele está mudando sua faixa.

Se você abrir o plug-in, você descobrirá mais recursos, como a capacidade de alterar o tom do reverb e alterar o ganho de entrada e saída. Eu sugiro fortemente que você experimente este se quiser um reverb natural e transparente sem coloração.

11. Waves H-Delay

Atraso híbrido para efeitos de estilo antigo e novo

H-Delay by Waves é um plugin de atraso híbrido que permite adicionar efeitos de atraso da velha escola e mais modernos em sua música. A interface do H-Delay é muito fácil de usar e permite que você adapte seu atraso aos parâmetros e estilo exatos que você deseja que ele tenha.

Plugin Waves H-Delay Analog Delay

Crédito da imagem: Waves

O H-Delay permite que você incorpore atrasos no estilo PCM42 em sua música, bem como coisas como flanging, filtragem, phasing, slapback echo, atraso de pingue-pongue e até mesmo atraso que sincroniza com o tempo de sua DAW, completo com modulação. O plugin dá bastante caráter analógico às suas faixas e até tem alguns modos LoFi se você gosta desse tipo de coisa.

H-Delay tem uma boa quantidade de predefinições iniciais se você não souber por onde começar, e a partir daí você pode ajustar o som usando o botão de tempo de atraso, o botão de feedback para ajustar quanto atraso você deseja ouvir, um botão para ajuste a profundidade e a taxa da modulação, uma para o caractere analógico e até mesmo outra para os filtros passa-altas e baixas.

Outro recurso útil é um toque de tempo se você preferir definir o tempo de atraso dessa forma, em vez de com o botão de tempo. O Waves oferece todos os controles necessários para ajustar o atraso exatamente como você deseja em um plug-in híbrido.

12. Soundtoys EchoBoy

O melhor plugin de atraso

Eu consideraria o EchoBoy da Soundtoys o último plugin de atraso. É de longe o plugin de atraso mais versátil que já vi e é muito popular. EchoBoy é um plug-in modelado analógico que canaliza 30 emulações vintage diferentes de equipamento de atraso analógico.

Você obtém muitos tons clássicos de eco e delay, incluindo EchoPlex, Space Echo, Memory Man e DM-2. Junto com essas opções analógicas, a Soundtoys também modelou alguns outros equipamentos para ir além dos pedais de pressão.

Soundtoys EchoBoy Delay Plugin

Crédito da imagem: Soundtoys

Você precisará conhecer um pouco de notação musical, pois o tempo do EchoBoy é baseado nas notas musicais porque foi feito com os músicos em mente. No entanto, existem botões para controlar o tempo de eco, groove, sensação, os vários ecos, um filtro de corte de agudos e graves e saturação, entre outros.

Junto com as predefinições de atraso e eco, você também pode escolher entre diferentes modos, como eco duplo ou atraso de pingue-pongue. Se você quiser criar seu próprio ritmo de delay, você pode até fazer isso. O EchoBoy é extremamente versátil e oferece uma grande variedade de equipamentos de delay ao mesmo tempo.

13. FabFilter Saturn

Saturação quente para preencher a mistura

Se você precisa tornar sua mixagem mais espessa ou adicionar algo extra às faixas de seus instrumentos, experimente a saturação e / ou distorção. O plugin Saturn do FabFilter ajuda você a conseguir isso. Saturn foi inspirado no som vintage de fita, válvulas e amplificadores de guitarra, e fornece um timbre quente e limpo com muita cor e harmônicos sem perder a dinâmica.

FabFilter Saturn Distortion Plugin de saturação

Crédito da imagem: FabFilter

Embora o Saturn seja um plugin de saturação, ele tem alguns modos de distorção para esmagar e cortar seus sons. O Saturn possui uma interface de estilo multibanda (até 6 bandas) e você pode controlar a dinâmica, o drive, o tom e o nível de cada banda. O plugin também possui modulação , que, se aplicada corretamente, pode trazer muito bom gosto às suas faixas.

Ao todo, Saturno tem um total de 16 modos de saturação diferentes (incluindo distorção). Você tem a capacidade de colocar em solo e silenciar cada banda específica na interface multibanda e alterar os parâmetros individualmente ou usar predefinições ou informações MIDI. Como de costume, FabFilter forneceu um ótimo plugin com muita versatilidade.

14. Camel Audio CamelCrusher

Colorir e comprimir sua mistura

O CamelCrusher da Camel Audio é um dos plug-ins gratuitos desta lista. É mais um plugin para colorir e adicionar saturação ao seu mix, mas também pode comprimir ou expandir o seu mix. Possui uma interface de usuário extremamente simples com poucos botões, tornando-o incrivelmente fácil de usar.

Plug-in Camel Audio CamelCrusher VST

Crédito da imagem: Camel Audio

Existem várias predefinições de base incluídas no plug-in VST, mas você também pode começar do zero ou usar o gerador aleatório para obter de forma consistente várias configurações aleatórias para manter seu fluxo atualizado.

A seção de distorção do plugin permite adicionar distorção e saturação agradável, enquanto as seções de filtro e compressor do plugin ajudam a manter o sinal limpo e controlado. A seção de distorção oferece dois tipos diferentes de saturação: tubo e mech. O tubo fornece um som mais analógico, enquanto o mech fornece um som mecânico.

A única desvantagem deste ótimo plugin é que ele foi descontinuado alguns anos atrás, quando a Apple comprou o Camel Audio, mas você ainda deve conseguir encontrar o CamelCrusher online ou no Logic Pro X DAW da Apple.

15. Antares Auto-Tune Pro

Afinação vocal facilitada

Se você tem dificuldade em manter seus vocais afinados ou simplesmente gosta do efeito T-Pain, o Antares Auto-Tune Pro é um ótimo plugin de ajuste automático incrivelmente simples de usar. Eu o uso para suavizar minha voz em minhas próprias canções e dar aos meus vocais um tom nítido e brilhante que não pode ser alcançado com um equalizador.

Plug-in Antares Auto-Tune Pro Vocal Autotune VST

Crédito da imagem: Antares

O Antares Auto-Tune Pro tem apenas alguns controles em sua tela principal, mas você pode ir mais a fundo com alguns cliques. Na página principal, você pode escolher em qual faixa e tonalidade cantar, e há um teclado que permite ajustar o autotune para aceitar certas notas em uma escala e deixar outras de fora.

Você também encontrará uma velocidade de retune que controla a rapidez com que o autotune funciona, FlexTune, e humaniza para fazer seus vocais soarem mais naturais e transparentes, bem como controles para transposição e correção de formantes.

Indo mais a fundo, no modo Graph, uma vez que você tenha gravado, você pode editar as notas de cada uma de suas palavras individualmente para corrigir o tom e o tempo se o autotune automático precisar de mais alterações. Eu recomendo fortemente o Antares Auto-Tune Pro, é um dos melhores plugins de autotune que existe, senão o melhor.

16. Celemony Melodyne

Afinação vocal mais complexa

Se você precisa de algo mais complexo do que Antares Auto-Tune Pro , o Melodyne da Celemony é outra opção de topo. O Melodyne se concentra em um modo de gráfico como o Antares Auto-Tune Pro faz, mas ao contrário do Auto-Tune Pro, não há uma opção de trilha rápida para você começar rapidamente com apenas alguns ajustes de botão.

Plug-in do Celemony Melodyne 4 VST

Crédito da imagem: Celemony

O Melodyne é uma ferramenta inteligente que detecta o tempo, a escala e a afinação de sua gravação automaticamente, ao contrário do Auto-Tune. Ele não apenas permite que você faça ajustes em termos de afinação, mas também permite que você encurte ou estique as notas e altere a velocidade das notas. Você também pode ajustar vibrato, volume e outros elementos de tempo.

Notas individuais são o que você está manipulando no Melodyne, em vez de formas de onda. O Melodyne também tem um modo polifônico, então você pode usá-lo com piano, guitarra e outros instrumentos polifônicos, e pode editar quantas notas quiser ao mesmo tempo.

O Melodyne é uma ótima opção se você tem muito tempo disponível para editar e manipular as notas no plugin e se deseja tornar a edição realmente complexa.

17. MeldaProduction MMultiAnalyzer

Analisando seu mix com facilidade

MeldaProduction tem muitas ferramentas excelentes que permitem mixar e editar sua música, e MMultiAnalyzer é definitivamente uma das melhores. MMultiAnalyzer é um analisador multitrack incrivelmente fácil de usar.

É composto de vários gráficos de análise espectral que permitem comparar várias trilhas de áudio em sua DAW e verificar colisões no espectro de frequência, analisar o volume, a amplitude de seus instrumentos no campo estéreo e até mesmo o tom.

Plug-in MeldaProduction MMultiAnalyzer

Crédito da imagem: MeldaProduction

A seção mais útil deste plug-in do analisador é facilmente a seção Colisões. Eu o uso muito para garantir que cada uma das minhas faixas tenha espaço suficiente na mixagem e não estejam lutando entre si para encontrar um ponto no espectro de frequência em minhas músicas.

Se você não tiver um EQ com um gráfico para verificar suas frequências, a seção Sonograma do MMultiAnalyzer detecta cada nível de frequências entre as faixas que você selecionou em sua DAW e, a partir daí, você pode ver isso enquanto altera seu EQ para atender às suas necessidades. MMultiAnalyzer é obrigatório em seu arsenal de plugins.

18. MeldaProduction MRhythmizer

Adicionando efeitos rítmicos às suas músicas

Outra ótima ferramenta da MeldaProduction é o MRhythmizer. Se você está familiarizado com o FL Studio, deve conhecer seu plugin padrão, Gross Beat. MRhythmizer é Gross Beat para pessoas que não usam FL Studio.

Se você não está familiarizado com Gross Beat, é um plugin que usa um sequenciador para controlar o tempo, o volume e vários filtros para adicionar efeitos rítmicos às suas faixas. MRhythmizer é exatamente o mesmo e oferece ainda mais opções do que Gross Beat.

Plug-in MeldaProduction MRhythmizer

Crédito da imagem: MeldaProduction

O MRhythmizer tem 36 sequências em 3 sequenciadores para que você tenha muitas opções ao manipular o tempo, o volume e os filtros. Os moduladores no plugin permitem que você incorpore gravação e automatize qualquer filtro de qualquer maneira.

O MRhythmizer lida com sinais mono e estéreo com facilidade e também permite que você faça ainda mais processamento de campo estéreo com codificação de meio / lado. Com o MRhythmizer, você pode levar suas músicas da estática e do tédio para outro nível, criando movimento e emoção.

19. Soundtoys Little AlterBoy

Formante vocal e mudança de tom

O plugin do Soundtoys, Little AlterBoy, é um formante vocal monofônico e um plugin de mudança de tom. Você pode alterar o tom de uma voz, alterar o formante para alterar o gênero do cantor ou até mesmo fazer os vocais soarem como se estivessem sendo cantados por um robô. Você pode até afinar os vocais.

Plug-in de processamento vocal Soundtoys Little AlterBoy

Crédito da imagem: Soundtoys

Embora este plugin seja muito simples, ele pode fazer muito e é uma ótima maneira de obter novas ideias. Junto com os controles de pitch e formant, a Soundtoys adicionou um knob Drive que por acaso é de seu plug-in Decapitator para adicionar saturação de tubo quente ao efeito vocal, se você desejar.

Little AlterBoy é compatível com MIDI, então se você tiver um teclado ou controlador MIDI , depois de configurar os parâmetros de plug-ins de acordo com sua preferência, você pode usar o MIDI para controlar o tom do vocoder ou efeitos de harmonia.

Little AlterBoy é um plugin sólido. Eu descobri que ao usar o controle de mudança de formante, os efeitos que você pode obter soam muito mais naturais do que os plug-ins de mudança de tom e formante, como os da Waves e outras grandes empresas de plug-ins.

20. Polyverse Music Wider

Ótimo para ampliar o campo estéreo sem problemas de fase

Como o título afirma, Wider é um pequeno e fantástico plug-in gratuito feito especificamente para alargar o campo estéreo de uma faixa sem causar problemas de fase irritantes. Criado pela Polyverse Music e pela dupla de produtores eletrônicos Infected Mushroom, o Wider foi criado para resolver muitos problemas que muitos produtores enfrentam quando se trata de ampliação do estéreo.

Plug-in de largura estéreo mais amplo da música Polyverse

Crédito da imagem: Polyverse Music

Wider é um plugin que cria a ilusão de uma imagem estéreo expandida de um sinal mono. Wider é único no sentido de que qualquer sinal de áudio que foi expandido sempre permanecerá em fase consigo mesmo, mesmo se for transformado em um sinal mono.

Os problemas de fase são um grande problema quando se trata de ampliar os sinais de áudio, e muitos plug-ins de ampliação estéreo por aí não fornecem um plug-in (ou mesmo uma solução) para esses problemas de fase. O Wider tem um algoritmo especial que resolve esses problemas de fase.

É um plugin extremamente fácil de usar, pois tudo o que você precisa fazer é colocá-lo em uma trilha e clicar e arrastar para a esquerda ou direita para estreitar ou alargar o sinal da trilha. Você pode ampliar um sinal em até 200%, se desejar.

Eu uso o Wider em quase todos os meus projetos e ele nunca me decepcionou. Se eu achar que a reverberação ou atraso não está deixando minha faixa larga o suficiente, coloco Wider nela e sempre dá certo.

21. Spectrasonics Omnisphere 2

O sintetizador mais poderoso

Se você está no setor de produção há algum tempo, provavelmente já ouviu falar do Omnisphere 2 da Spectrasonics . É um plugin de sintetizador incrivelmente poderoso usado por muitos produtores hoje. Omnisphere tem uma enorme biblioteca com mais de 14.000 sons amostrados de muitos instrumentos como sinos, sinos, bateria, instrumentos étnicos, outros sintetizadores e muito mais.

Plug-in de sintetizador de software Spectrasonics Omnisphere 2

Crédito da imagem: Spectrasonics

Omnisphere tem sido usado em filmes premiados, canções de sucesso e jogos mais vendidos por ser extremamente versátil . Junto com a biblioteca de som gigante, Omnisphere tem um total de 58 unidades de efeitos, de EQs a Delays e muito mais, que podem ser combinados com cada som para torná-los ainda melhores e se encaixar perfeitamente em sua mixagem sem problemas.

Omnisphere é um sintetizador que permite usar vários sons ao mesmo tempo e sobrepô-los de acordo com seu gosto e editá-los com o ADSR. Você pode não apenas sobrepor sons de instrumentos, mas também pode sobrepor ondas senoidais, quadradas, de serra, etc.

O sintetizador é compatível com MIDI com certos teclados e controladores listados em seu site e o arpejador e osciladores incluídos, bem como um anel de síntese granular, podem ser ajustados e editados enquanto se toca com o teclado MIDI. Os recursos e a flexibilidade continuam chegando. Eu sugiro fortemente que você verifique o Omnisphere.

22. Spectrasonics Keyscape

Teclados e pianos hiper-realistas

O Keyscape é um dos meus plugins favoritos absolutos. Para usar o Keyscape, você precisará do Omnisphere , pois o Keyscape é essencialmente apenas uma biblioteca totalmente diferente que pode ser usada dentro do plugin Omnisphere. O Keyscape foi feito pensando nos pianistas. A biblioteca levou 10 anos para ser feita, pois 36 teclados e pianos de colecionador diferentes foram meticulosamente amostrados em diferentes velocidades de nota para criar uma biblioteca de piano incrivelmente realista, tudo em um plug-in.

Plug-in de instrumento de teclado virtual Spectrasonics Keyscape

Crédito da imagem: Spectrasonics

O Keyscape é ridiculamente realista , do LA Custom C7 Grand Piano ao teclado MK-80 Digital Rhodes. Este plugin é um sonho absoluto de usar e, embora tenha uma biblioteca enorme que leva um tempo para carregar, tudo sobre o Keyscape vale a pena. É como ter cada piano à sua disposição sem ter que pagar centenas de milhares de dólares por isso.

Quanto aos recursos do Keyscape, o plugin permite que você toque todos os teclados e pianos com seu teclado MIDI , e também tem efeitos como reverberação e controles de desempenho que permitem ajustar quanta percussão você deseja ouvir das teclas, onde os microfones são colocados e muito mais.

Se você é um pianista ou apenas um produtor que deseja ter teclados e pianos com sons realistas, obtenha o Keyscape, é o melhor plugin VST para piano que você pode obter no momento.

23. Spectrasonics Trilian

Baixo acústico, elétrico e sintetizador realista

Como você pode ver, na minha opinião, a Spectrasonics realmente tem algo de bom acontecendo com seus plug-ins. No entanto, é verdade – a Spectrasonics é a única empresa de plug-ins de instrumentos VST que possui os sons de instrumentos mais realistas. Isso se deve a sua dedicação em amostrar instrumentos reais direto da fonte.

Plug-in de instrumento virtual de baixo do software Spectrasonics Trilian

Crédito da imagem: Spectrasonics

Com o Trilian, a Spectrasonics fez isso de novo, sampleando 34 GB de sons acústicos, elétricos e de baixo de sintetizador de instrumentos clássicos. Os baixos neste plugin são extremamente expressivos em tempo real e podem ser usados ​​em performances, bem como ao gravar música em uma DAW.

Existem articulações automáticas que podem ser selecionadas, como martelo ons, pull offs e trinados para tornar suas performances ainda mais realistas. Você pode até mesmo deslizar facilmente de uma nota para outra e incorporar guinchos de cordas e notas fantasmas em suas apresentações. Este é o plugin de baixo definitivo, sem dúvida.

24. Native Instruments Kontakt

Para instrumentos de amostragem

A Native Instruments é uma empresa bem conhecida e confiável que fabrica equipamentos musicais de software e hardware. Kontakt é um de seus plug-ins mais populares, e é provável que você já tenha ouvido falar dele, pois é facilmente o sampler mais popular que existe.

Kontakt é um plug-in de sampler que permite importar seus próprios samples ou usar a biblioteca incluída de mais de 55 GB de sons de instrumentos realistas para incorporar à sua música.

Plug-in Native Instruments Kontakt 6 Sampler

Crédito da imagem: Native Instruments

O plug-in é muito simples: depois de carregar seu próprio som ou uma biblioteca de instrumentos incluída, você pode usar um teclado MIDI ou o teclado na tela para reproduzir os sons.

Usando os efeitos e controles incluídos em cada suíte de instrumentos, você pode ajustar os sons para atender às suas necessidades. O Kontakt também permite combinar instrumentos para propósitos de camadas e até mesmo criar instrumentos híbridos.

Existem mais de 600 fabricantes licenciados e muitos outros terceiros que fazem instrumentos para o Kontakt, portanto, você não está limitado aos instrumentos nativos. Se você gosta de tocar samples, este plugin é para você.

25. Native Instruments Massive

Sintetizador analógico para baixo e muito mais

O Massive da Native Instruments é a escolha ideal para fazer bass music ou qualquer coisa eletrônica, embora seja ótimo para trap e hip hop também. Massive é um plugin de sintetizador de estilo analógico que se destaca especificamente no caso de baixos e leads. Tudo que você precisa está disposto em uma página, e você pode carregar pastas de instrumentos e bibliotecas no sintetizador em outra página.

Plug-in Native Instruments Massive Synth VST

Crédito da imagem: Native Instruments

O Massive vem com uma grande biblioteca de sons , mas você também pode criar seus próprios presets com os osciladores wavetable, opções de modulação e adicionar muitos filtros e efeitos como reverb e drive.

Como o Kontakt , muitos fabricantes terceirizados fazem predefinições para o Massive se você não estiver satisfeito com as 1300 predefinições incluídas. Se você achar que está sobrecarregado tentando procurar o preset ideal, o Massive permite que você pesquise intuitivamente na biblioteca de presets em uma página diferente do plugin por nome ou mesmo características dos sons. Massive é ideal para apresentações, mas também pode ser facilmente usado no estúdio.

26. Xfer Records Serum

Sintetizador versátil ideal para música eletrônica

O Serum da Xfer Records é um sintetizador de software extremamente popular, usado principalmente por músicos eletrônicos, mas com sua versatilidade e personalização, é ótimo para qualquer pessoa. O fluxo de trabalho do Serum deve ser otimizado para criatividade, então o design de som é muito mais divertido com este plugin.

Plug-in de sintetizador Xfer Records Serum

Crédito da imagem: Xfer Records

Quanto às suas características, o Serum possui um editor de tabelas de ondas embutido que permite importar áudio e criar tabelas de ondas personalizadas. Você também pode usar as tabelas de ondas incluídas ou de outros criadores. Você pode ser extremamente criativo com as tabelas de ondas, já que o Serum permite adicionar fades, transformar entre tabelas de ondas e modificar as existentes, entre outras coisas.

O Serum também tem um sistema de modulação, e se você quiser modular um determinado parâmetro, tudo o que você precisa fazer é arrastar e soltar um controle LFO no botão que deseja modular. O plugin também oferece muitos filtros , como flangers, phasers e filtros comb, bem como uma série de efeitos, de distorção a reverberação e equalização, que podem ser modulados ou controlados com um teclado MIDI. O Serum fornece todas as ferramentas para criar seu som exatamente como você deseja.

27. XLN Áudio Addictive Drums 2

Um baterista virtual fácil de usar

Addictive Drums 2 é um ótimo plugin de bateria com uma variedade de kits de bateria e estilos. Eu o uso em alguns dos meus projetos e é incrivelmente versátil e fácil de usar . Addictive Drums 2 vem com 3 kits de bateria padrão com um monte de predefinições para usar (130 no total), bem como mais de 5.000 grooves e batidas.

Para importar uma batida para sua DAW, você seleciona uma variação de uma batida e a arrasta e solta em uma trilha MIDI. A velocidade das batidas e da bateria usada permanecerá intacta, a menos que você altere as configurações da bateria no plug-in, e o tempo corresponderá ao tempo definido em sua DAW, a menos que você escolha o contrário.

XLN Audio Addictive Drums 2 Drum VST Plugin

Crédito da imagem: Áudio XLN

Você pode alterar cada bateria nos kits, incluindo a remoção ou adição de elementos, pode adicionar um EQ ou compressor, alterar a posição do microfone para cada bateria ou pode criar um kit completamente do zero.

XLN Audio oferece pacotes de expansão em seu site, então se você não estiver satisfeito com os 3 kits de bateria e quiser mudar as coisas e adicionar mais variação, você pode comprar pacotes de expansão de bateria e batidas sob medida para gêneros como rock, metal, jazz, funk e até afrobeat.

O plugin é compatível com MIDI , então se você não gosta de nenhum dos grooves oferecidos e deseja entrar em sua própria batida de bateria, você pode fazer isso em uma faixa MIDI em sua DAW, pois cada bateria será atribuída a uma tecla no seu teclado MIDI. Addictive Drums 2 é uma maneira rápida de preparar baterias para o rádio e é realmente uma maneira viciante de adicionar bateria às suas produções.

28. Steven Slate Drums 5

Um conjunto de bateria profissional e poderoso

SSD5 de Steven Slate Drums é um plugin de bateria VST muito poderoso com um pouco mais de profissionalismo do que Addictive Drums 2 . O SSD5 permite que você crie seu kit de bateria do zero e ajuste a articulação de cada bateria em termos de volume, velocidade e dinâmica.

Steven Slate Drums 5 vem com 77 caixas, 84 chutes, 58 toms, 11 hi hats, 14 crash cymbals, 6 rides, 4 splashes, 3 chinas e 9 instrumentos de percussão (incluindo cowbell).

Steven Slate Drums 5 (SSD5) Plug-in de bateria VST

Crédito da imagem: Steven Slate Drums

No plugin, você tem a opção de usar samples de bateria processados ​​analógicos e samples de bateria não processados ​​de acordo com sua preferência. Ao fazer seu kit de bateria, existem slots para você inserir em até 32 baterias de sua escolha. O SSD5 vem com algumas predefinições de kit de bateria modeladas por kits que artistas e produtores profissionais (como Steven Slate) amam e usam.

No geral, o som dessas baterias é muito mais compacto e profissional, em parte graças aos controles ADSR, bem como às configurações de posicionamento do microfone que mudam a distância da bateria, bem como a panorâmica do microfone. Você pode obter um grande som de bateria com este plug-in ou fazer parecer que você está em uma apresentação pessoal de perto.

29. Output Arcade

Um plugin de loop para aqueles que têm dificuldade em compor

Se você precisar de mais ideias ou tiver dificuldade em compor, dê uma olhada no Arcade by Output . Arcade é um novo plugin baseado em loop feito para brilhar em suas produções ou dar-lhe novas ideias quando você precisar delas.

Plugin VST do Arcade de saída

Crédito da imagem: saída

A interface do usuário do Arcade é configurada como um sintetizador. Você insere sua chave e seleciona um determinado pacote e uma predefinição dentro desse pacote. Cada preset terá certos loops por tecla no teclado do sintetizador, e há controles deslizantes que mudam o caráter de cada loop dependendo se você move o controle deslizante para cima ou para baixo. As teclas brancas reproduzem loops e as pretas modificam sua estrutura.

O Arcade oferece novos pacotes de expansão o tempo todo para que você possa se manter atualizado sobre todos os loops mais recentes que eles oferecem. Se preferir, você pode usar seus próprios sons e loops e manipulá-los no Arcade. Ele tem um sampler integrado para que você possa escolher quais partes dos loops e sons usar para adequá-lo às suas necessidades. O Arcade é muito versátil e fornecerá toneladas de ideias e pequenas partes para encaixar em suas músicas.

30. Izotope Ozone 9

Todas as ferramentas de masterização que você precisa

Ozone by Izotope é um plugin do tipo suíte de ferramentas de masterização que possui todas as ferramentas de que você precisa para dominar suas músicas. O Izotope torna isso muito fácil, fornecendo vários presets para você começar a masterizar, mas você também pode começar do zero.

O ozônio permite que você use uma função de ‘aprendizagem’ para analisar uma faixa ou música inteira e, em seguida, traz os módulos ideais para o que ele pensa que está faltando em sua música depois de especificar se você precisa que o master seja para streaming ou uso de CD.

Plug-in de masterização do Izotope Ozone 9

Crédito da imagem: Izotope

O ozônio consiste em uma ferramenta mestre de rebalanceamento, uma ferramenta de foco de graves, um imageador estéreo, um controle de equilíbrio tonal, um equalizador, um excitador, um limitador, um maximizador, um EQ dinâmico, um modelador espectral, um módulo dinâmico, um limitador vintage , um EQ vintage, um módulo de fita vintage e um compressor vintage. Você pode usar algumas ou todas essas ferramentas para ajudar a dominar suas músicas, e todas elas podem ser reorganizadas para seguir a ordem que você quiser.

Recursos adicionais do Ozone incluem referência de faixa, correspondência de equalização e pontilhamento. Todos os módulos podem ser usados ​​separadamente como plug-ins em sua DAW ou você pode usá-los diretamente no Ozone. Ozone é a suíte de masterização definitiva e é muito fácil de usar, mesmo para um iniciante.

Conclusão

A quantidade de plugins disponíveis para produtores e músicos é incrível. Depois de encontrar alguns de que goste, você encontrará um conjunto completo deles que se encaixam no seu estilo de produção e fluxo de trabalho. Certifique-se de ler nossos artigos futuros sobre plug-ins VST para aprender mais sobre plug-ins que você pode acabar usando em seu próprio processo de produção.

Jordan Lent

Jordan Lent

Jordan é um produtor musical, criador de conteúdo, escritor e músico de sessão. Ele produz música e desenvolve apresentações ao vivo há mais de 7 anos. Ele é um guitarrista experiente e gosta de ouvir e tocar muitos gêneros musicais diferentes.

Open chat
1
Olá!
Posso te ajudar?