Thiago mU

Thiago mU

Thiago é jornalista, locutor e produtor à frente de empresas como o Studio Mu e dos Canais AudioProdutor e GospelBeats

Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Comparação dos Plugins para efeitos Vocais: OVox vs. Vocal Bender vs. Waves Tune RT


Você precisa de ambos Vocal Bender e OVox? E quanto ao Waves Tune Real-Time? Vamos comparar as diferenças sonoras entre esses plug-ins de vocais exclusivos, todos incluídos no pacote Waves Vocal Production .

Por Charles Hoffman, Black Ghost Audio

  

Plugins Vocal FX Comparados: OVox vs. Vocal Bender vs. Waves Tune RT

Waves tem uma variedade de plug-ins de manipulação vocal e efeitos vocais, cada um especialista em sua própria tarefa e cada um possuindo seu próprio som. Mas como eles diferem um do outro? Você precisa de todos eles para obter um som vocal moderno e emocionante?

Aqui, compararemos os sons e recursos exclusivos do Vocal Bender, OVox Vocal ReSynthesis e Waves Tune Real-Time. Cada um desses plug-ins é um monstro único e um efeito vocal obrigatório, capturando um ângulo diferente da história da música popular e das tendências atuais.

Vocal Bender é um simples efeito de mudança de tom vocal de dois botões que está em toda parte no pop moderno, hip hop, R&B e música eletrônica – de Billie Eilish a Travis Scott, de Frank Ocean a James Blake. É o plug-in de mudança de formante e pitch go-to do Waves que permite que você faça um vocalista soar como uma criança, homem / mulher, monstro, robô ou até mesmo um esquilo.

OVox Vocal ReSynthesis é um sintetizador controlado por voz e plug-in de efeitos vocais que você pode usar para sintetizar linhas de baixo, melodias e harmonias do zero. Dá a você um toque moderno no vocoder FX no estilo Daft Punk e Kanye West.

O Waves Tune Real-Time oferece efeitos clássicos de correção de tom de voz, como os encontrados em músicas pop e hip-hop modernas. Ele pode ser usado como um utilitário simples para obter seu som vocal naturalmente afinado sem artefatos, ou pode ser pressionado com mais força como um “efeito” no efeito de vocal estilo T-Pain afinado.

Usando esses 3 plug-ins juntos, você pode escolher seus elementos favoritos de cada efeito para criar cadeias de processamento vocal complexas e criativas.

1. Vocal Bender

Vocal Bender

Vocal Bender

“Aquele som vocal”

Vocal Bender é um pitch e formant shifter em tempo real que permite criar os populares efeitos vocais glitchy encontrados no hip-hop, pop, EDM e R&B de hoje. Se você é um produtor, criador ou artista performático, este plugin será o ideal para você. Quando você manipula os formantes de um vocal usando o botão Formant do Vocal Bender, pode alterar drasticamente o caráter de sua voz.

Um aspecto crítico do Vocal Bender é sua latência zero e funcionalidade em tempo real. Isso torna o plugin uma ferramenta incrivelmente útil no palco e no estúdio ao compor ideias de músicas. Você pode fazer riffs de vocais facilmente através do plugin durante sua sessão e ouvir como o efeito soará imediatamente. Confira Barrows & Sun demonstrando 10 Hip Hop FX em tempo real usando o Vocal Bender:

Na música “RICKY” de Denzel Curry, há uma voz muito profunda na introdução, levando até 0:20 que você pode recriar usando Vocal Bender, mesmo se você tiver uma voz leve e arejada. Se você girar o botão Formant para baixo no Vocal Bender, você terminará com uma voz masculina profunda, independentemente de como sua voz natural soa – isso não modifica o tom da nota sendo cantada.

“Dandelion” de Galantis e JVKE faz uso de um efeito vocal condutor robótico único que ainda soa natural, que é algo que o Vocal Bender é capaz de produzir se você aumentar o botão Formant. Este efeito é bastante claro em 0:32. Em qualquer situação em que um vocal feminino se encaixe em uma música pop como essa, você pode facilmente trocar por um vocal masculino com o Vocal Bender aplicado.

Voz Modulada

Além dos botões óbvios de Pitch e Formant do Vocal Bender, existem quatro moduladores. Você é capaz de alternar dois desses moduladores entre um modo LFO e sequenciador, enquanto os outros dois moduladores são moduladores ORS exclusivos para Waves – um atua como um seguidor de amplitude, enquanto o outro atua como um seguidor de pitch. O exemplo de áudio a seguir demonstra um efeito de modulação que você pode obter usando apenas um dos LFOs do Vocal Bender.

O seguidor de amplitude é muito legal porque você pode controlar o botão Formant usando o nível de sua voz para alternar entre uma voz profunda como a do primeiro vídeo e uma voz feminina / robótica como a do segundo vídeo. Este recurso permite que você manipule o Vocal Bender com sua voz ao tocar ao vivo sem a necessidade de ajustar manualmente os parâmetros do plugin.

Para configurar este efeito, aplique o modulador AM ao botão Formant e aumente a quantidade de modulação a seu gosto. Ajuste o botão de deslocamento para encontrar um equilíbrio entre um efeito vocal profundo ao cantar baixinho e um efeito feminino / robótico ao cantar alto.

Depois de fazer isso, você vai querer ajustar o botão Smooth para evitar que o Vocal Bender soe “warbly” quando você pula do silencioso para o alto. Descobri que uma quantidade de Smooth na faixa de 200 tende a funcionar muito bem ao usar o Vocal Bender dessa forma.

Vocal Bender

Vocal Bender

Crie Harmonias

Você também pode usar o Vocal Bender para criar harmonias vocais de uma linha em tempo real, adicionando profundidade às suas performances vocais. Aplique Vocal Bender à faixa que você está cantando e, em seguida, ajuste os botões Pitch e Formant. Em seguida, reduza o botão Mix para cerca de 40% para que a harmonia não se sobreponha ao vocal seco. Se você é um artista solo, esta é uma ótima maneira de fortalecer o som de seus vocais enquanto está no palco sem um vocalista de apoio.

Efeito Robô

Você também tem a opção de nivelar o tom dos vocais, quantizando o tom da apresentação em uma única nota e dando a você o som do robô. O Vocal Bender detecta o tom do som original e ajusta o tom conforme necessário para atingir o tom alvo. Com esse recurso, você pode criar algumas instâncias de harmonias ou acordes compostos de notas únicas. Ou você pode usá-lo para improvisos ou recursos vocais. As possibilidades aqui são infinitas.

Aprenda como começar a usar o Vocal Bender aqui!

2. OVox Vocal ReSynthesis

OVox Vocal ReSynthesis

OVox Vocal ReSynthesis

OVox é um sintetizador controlado por voz e plug-in de efeitos vocais. Imagine um sintetizador como o Element 2.0 , mas em vez de osciladores atuando como a base do dispositivo, o OVox é alimentado por sua voz. Ele fornece uma maneira única de sintetizar sons, independentemente de sua habilidade para cantar.

Sintetizador de Voz

Um vocal executado através do Vocal Bender soará como um vocal com um tom emocionante e manipulação de formantes aplicada. Em contraste, o som que sai do OVox pode soar como um arp, baixo, guitarra, teclado, sintetizador de chumbo zumbido ou até mesmo uma batida de bateria. O exemplo de áudio a seguir demonstra alguns dos sons que você pode obter usando OVox.

Modulação e automação vocal

Quando você abre a GUI avançada do OVox clicando nos retângulos em camadas no canto superior direito, fica claro que há muitos recursos que alimentam este sintetizador controlado por vocal. Existem nove opções de automação que incluem quatro LFOs / sequenciadores, dois envelopes de amplitude, bem como um seguidor de amplitude, seguidor de pitch e seguidor de formante. Você pode atribuir qualquer um desses moduladores aos botões acima.

OVox Vocal ReSynthesis

OVox Vocal ReSynthesis

Para evitar a criação de um som que pareça confuso, comece mapeando um único controle de automação para vários parâmetros diferentes. Isso resultará em uma forma coesa de automação que tem um impacto geral significativo em seu som, fazendo OVox parecer vivo. Depois de levar um único controle de automação ao limite, tente integrar um segundo controle de automação.

O OVox também tem um equalizador paramétrico de quatro bandas integrado e nove plug-ins de efeitos que você pode escolher, que incluem pan automático, chorus, compressor, delay, distorção, limiter e reverb. Ele realmente fornece todos os sinos e assobios que você esperaria de um sintetizador moderno, mas o que o diferencia do resto é que ele é alimentado por vocais ao vivo ou gravados.

OVox Vocal ReSynthesis

OVox Vocal ReSynthesis

Existem várias maneiras de usar e abusar da OVox. No vídeo a seguir, Andrew Huang demonstra algumas das coisas criativas a serem feitas com isso.

Vocal Bender é um poderoso plugin de efeitos vocais, enquanto OVox é um sintetizador alimentado por vocais. Se você quiser alterar o caráter dos vocais, use o Vocal Bender e, se quiser esculpir novos sons do zero, use o OVox.

Aprenda como começar a usar OVox aqui!

3. Waves Tune em tempo real

OVox Vocal ReSynthesis

Waves Tune em tempo real

O Vocal Bender e o OVox afetam os vocais de maneiras não convencionais, enquanto o Waves Tune Real-Time visa corrigir o tom de vocais indisciplinados. Também é capaz de recriar o efeito vocal robótico afinado que se tornou popular por T-Pain.

Este exemplo de áudio começa seco, em seguida, usa Waves Tune RT em uma configuração de correção de tom de som natural e, em seguida, na terceira frase usa uma configuração afinada.

Afinação Vocal Natural

Comece colocando Waves Tune Real-Time em uma trilha vocal na qual você planeja executar uma apresentação vocal e, em seguida, selecione a escala apropriada para a tonalidade de sua música. Por exemplo, se a música estiver em Ab maior, você selecionaria A como nota raiz, ativaria o modificador bemol (b) e, em seguida, escolheria “Maior” no menu suspenso Escala.

Para resultados de som natural, ajuste o controle de transição de notas para o valor mais baixo possível, evitando a quantização entre as notas. Depois de fazer isso, disque o controle de velocidade, evitando a quantização. Para preservar as características naturais de um vocal, geralmente você deseja garantir que o modo Formant está definido como “Corrigido”.

Som T-Pain

Se você deseja criar um efeito de vocal robótico afinado, defina os botões Note Transition e Speed ​​para seus valores mínimos (0,1). Para um efeito ainda mais não natural, alterne o modo Formant para “Não corrigido”.

Post Malone é um artista que usa correção de pitch de uma forma que eu acho que parece muito elegante e artística. Por exemplo, em sua música “Psycho (feat. Ty Dolla $ ign)”, parece que há uma correção de tom moderada aplicada em toda a música, enquanto há uma correção de tom pesada aplicada durante certas seções para um efeito dramático.

4. Combinando todos os 3 efeitos vocais

Vocal Bender, OVox e Waves Tune Real-Time podem trabalhar lado a lado para criar cadeias de processamento vocal complexas.

Geralmente faz sentido aplicar primeiro Waves Tune Real-Time a uma trilha de vocal para lidar com erros de afinação. A correção de tom é algo que você geralmente aplica no início, na maioria das cadeias de processamento vocal. Buscar um som natural em vez de um som robótico é uma questão de preferência. Pessoalmente, se eu sei que vou aplicar efeitos criativos adicionais no futuro, normalmente gosto de começar com um vocal limpo e de som natural perfeito.

Com o Waves Tune Real-Time aplicado, agora você tem muitas opções criativas. Se você planeja usar o OVox para sintetizar a maioria dos elementos em sua música, agora é a hora de começar a cantarolar, cantar e colocar essas performances em sua DAW.

Ao trabalhar com OVox, tive a maior sorte de usá-lo para sintetizar linhas de baixo, melodias e harmonias – todas as quais você pode simplesmente cantarolar e, em seguida, modificar drasticamente o som usando os presets OVox.

Você pode inserir uma instância de Vocal Bender entre Waves Tune Real-Time e OVox para alterar a afinação e os formantes do som que conduz o mecanismo de síntese do OVox. Por exemplo, você poderia adicionar alguns efeitos de formantes sequenciados por etapas drásticas à sua voz para torná-la entrecortada, o que faria com que os presets do OVox se comportassem de maneiras novas e desconhecidas. Vamos ver como as coisas soam com OVox aplicado a cada faixa vocal. Alguns tambores foram adicionados na segunda seção do exemplo para preencher o arranjo – o resto é tudo OVox.

Aplicar uma instância de Vocal Bender após OVox é outra possibilidade. Em vez de adicionar uma queda de tom comum a uma melodia no final de uma frase, você pode adicionar uma queda de tom / formante com moduladores que afetam esses parâmetros também. No exemplo de áudio a seguir, adicionei esse efeito diretamente ao barramento estéreo e ao Vocal Bender automatizado para que ele engatasse na última barra.

Conclusão

Como agora está claro, Vocal Bender, OVox e Waves Tune Real-Time são plug-ins de efeitos vocais completamente diferentes, todos eles excelentes adições ao seu kit de ferramentas criativas e indispensáveis ​​se você estiver trabalhando muito com vocais como compositor, produtor, designer de som ou mixador.

Se você deseja reestruturar as características fundamentais de um vocal ou aplicar afinação modulante e floreios de formantes, use o Vocal bender. Se você está entediado com o uso de sintetizadores comuns e quer tentar algo único, aplique OVox aos seus vocais e pesquise na montanha de predefinições disponíveis para sintetizar sons do zero. Finalmente, Waves Tune Real-Time é a solução de correção de tom perfeita, permitindo que você aperte performances vocais soltas ou execute uma quantização de tom drástica. Combinados, esses três plug-ins formam um poderoso trio de processamento vocal.

Charles Hoffman é o proprietário do Black Ghost Audio – um site que fornece dicas gratuitas de produção de música, tutoriais, resumo de equipamentos e cursos em vídeo online premium. Visite Black Ghost Audio para aprender como produzir música online.

Open chat
1
Olá!
Posso te ajudar?