A Celemony Software GmbH anunciou a disponibilidade imediata do novo Melodyne Versão 5, software avançado de edição de notas e notas de áudio. O novo Melodyne 5 oferece tecnologias aprimoradas para edição musical de vocais, além de uma faixa de acordes com reconhecimento automático de acordes, acesso à dinâmica mesmo de notas individuais nos acordes e inúmeras melhorias adicionais nas ferramentas exclusivas do Melodyne. O Melodyne 5 também torna a edição e manipulação criativa de gravações e amostras melhores, mais rápidas e mais musicais.

A Celemony é pioneira e líder de mercado na edição musical de notas baseada em notas. O principal produto da empresa, Melodyne, inaugurou esse tipo de edição de áudio em 2001, estabeleceu-se nos anos intermediários – em particular para edição vocal – como o padrão mundial, e levou o envelope à edição inovadora de áudio desde os limites do que é tecnicamente possível. Em 2008, por exemplo, o Celemony apresentou seu DNA Direct Note Access patenteado, que estendeu os recursos de edição de Melodyne ao material de áudio polifônico – até notas individuais em acordes. Outras importantes tecnologias desenvolvidas pela Celemony incluem a ferramenta de restauração musicalmente inteligente Capstan, a pioneira interface de plug-in ARA, o exclusivo Sound Editor introduzido por Melodyne 4, e – outra revelação do Melodyne 4 – Multitrack Note Editing, que facilita a edição simultânea baseada em notas de um número ilimitado de faixas de áudio. Melodyne e Celemony ganharam inúmeros prêmios – entre eles, em 2012, o Technical Grammy.
O Melodyne é usado diariamente em todo o mundo para a correção, perfeição, remodelação e transformação de faixas vocais, amostras e gravações de áudio de todos os tipos. Um padrão de estúdio, de fato. Mas mesmo as melhores coisas podem ser melhoradas.
Os novos recursos mais importantes da versão 5 estão relacionados à competência central de Melodyne: a correção de entonação fraca nas faixas vocais. O algoritmo agora detecta – junto com uma série de outros fenômenos – a presença e a extensão dos componentes não lançados (semelhantes a ruídos) do som vocal, bem como as respirações, que são processados separadamente dos componentes lançados. Isso leva a melhores resultados, menos tempo gasto na edição e um som mais natural.
Leve em consideração o aprimoramento da ponderação dos desvios de afinação e o Melodyne 5 agora retrocede – virtualmente em dois movimentos – um desempenho vocal musicalmente perfeito. O balanço do volume entre os componentes arremessados e não arremessados pode ser ajustado – sílaba por sílaba, se desejado. Isso não apenas ajuda no rastreamento duplo e harmonias vocais, mas também oferece um produto perfeito e precisamente direcionado para a barganha.

A ferramenta Fade e a Macro de nivelamento oferecem possibilidades totalmente novas para contornos dinâmicos, pois elas também funcionam por nota – mesmo com material de áudio polifônico.
Mas o Melodyne 5 também suporta novos fluxos de trabalho que aumentam a criatividade musical: com o Chord Track (e o Pitch Grid configurado de acordo), as gravações e as amostras podem ser adaptadas à velocidade da luz à estrutura harmônica e acordes de cada composição e músicas exclusivas. Portanto, qualquer amostra da biblioteca agora se harmoniza instantaneamente com uma música existente. Perfeito para compositores, mas também para remixers, graças ao reconhecimento de acordes integrado.
O Melodyne 5 é executado no modo stand alone ou dentro de DAWs de 64 bits em MacOS e Windows – a integração DAW é possível via ARA, VST3, AU ou AAX. A atualização custa 49EUR / US $ para o assistente Melodyne, 99 EUR / US $ para o editor Melodyne e 149 EUR / US $ para o estúdio Melodyne. Para o Melodyne essencial e para os usuários que registraram o Melodyne após 1 de março de 2020, é gratuito. Uma versão de avaliação de 30 dias pode ser baixada em https://www.celemony.com/en/trial
O que há de novo?
Preparamos uma playlist onde você poderá ver algumas novidades em ação



